O IIº Encontro da Familia Hosang, assim como na edição anterior da festa, foi marcado novamente pela alegria, confraternização e emoção. Com um grande número de pessoas, os parentes presentes, muitos deles desconhecidos por virem de cidades distantes, se conheciam em determinadas ocasiões. Como a família é grande, vieram pessoas de diversas cidades brasileiras.
Além de Taió, também estiveram presentes, pessoas de Blumenau, Indaial, Lages, Água Doce, Joaçaba, Balneário Camboriú, Joinville, São José, Florianópolis, Itajaí, Garuva, Timbó, Curitiba e Brasília. Além de todas essas cidades brasileiras, o encontro também teve a presença de Luiz Butzke. Filho de Adolfo Butzke, Luiz veio de Estoril, cidade de Portugal para prestigiar o evento que foi realizado no Clube de Caça e Tiro, dia vinte e quatro de outubro.
Na entrada, os familiares eram recepcionados com a entrega de um crachá. Na parte da frente, o nome e a cidade eram preenchidos para a fácil identificação. Atrás do crachá, dados como nome dos avós, bisavós, tataravós e formas de contato também eram preenchidas, para que os organizadores Roberto Renato Hosang e Carmem Fusinato, pudessem fazer a árvore genealógica completa da família: “Quando conseguirmos fazer a árvore genealógica completa da família, enviaremos para cada um deles. Já que agora, com essa ideia do crachá, temos o endereço de grande parte dos nossos parentes”, disse Carminha.
A solenidade iniciou alguns momentos antes do almoço, tendo como oradores Lisette Jacobsen Hosang, e Mabel Kellermann; trineta de Otto Hosang. Mabel fez a leitura da história da família, juntamente com o histórico de Clara e Otto Hosang. Seguindo a leitura, Lisette deu o tema do encontro, intitulado “Salvem o Planeta” e destacou também a semana da Cultura de Língua Italiana. Seguindo o cerimonial, Arani homenageou o encontro, tocando a música Emoções de Roberto Carlos. Após esse momento, um delicioso almoço foi servido a toda a família Hosang, seguido de uma homenagem do grupo de dança alemã infantil de Taió.
Na tarde do encontro, entrevistamos familiares vindos dessas diversas cidades citadas anteriormente. Uma delas foi Edda Hosang Koball. Nascida em Taió e casada com Valmiro Koball, veio com com sua filha Grace Hosang Koball e com seu genro Marco Aurélio Wisentainer. Casada há trinta e nove anos, Edda ainda lembra como conheceu seu esposo: “Eu morava em São Paulo e passava as minhas férias em Taió. Um dia, vim pra Taió com uma amiga minha, e vi o Valmiro dentro do ônibus. Lembro-me que o ônibus quebrou e o Valmiro tinha uma goiaba. Minha amiga foi pedir um pedaço pra ele, e ele disse que só daria um pedaço pra mim. A partir daí, começamos a conversar, namoramos, e estamos felizes e casados há quase quarenta anos”.
Histórias cômicas e divertidas eram ouvidas de todos os lados no encontro da família Hosang. Rolf W. Hupfeld veio com a sua filha Rosane Hupfeld Born de Curitiba-PR. Rolf é neto de Clara e Otto Hosang e é nascido no Rio de Janeiro. Conhece Taió há muito tempo e participou da edição anterior da família Hosang. Sobre encontros de família, Rolf disse que: “Em todo encontro de família, a situação se repete: os parentes são convidados, arruma-se o lugar, marca-se a data, confirma-se o banquete. E quando os parentes se reúnem, é indescritível: encontros, reencontros, abraços saudosos, novidades, conversas, recordações e planos para o futuro são discutidos sempre com bom humor”.
De São José, vieram Evanilda e Adolf Hosang. Naturais de Taió, já residiram em Cascavel e Biguaçu, mas gostam muito de Taió. Adolf revelou que “Moramos em São José, mas adoramos a cidade de Taió. Sempre que podemos, viemos pra cá encontrar amigos e parentes que aqui estão. Essa cidade é iluminada e abençoada por Deus. Um encontro de famílias como este, nem pensamos duas vezes antes de vir pra cá. Muitos jovens que eu vi aqui hoje eu nem conheci, porque só os via enquanto eram crianças. Temos o direito e o dever de conhecer nossos familiares. Fico feliz também ao ver meus velhos amigos aqui dessa cidade. Mesmo não sendo da família, encontro alguns todas as vezes que tenho a oportunidade de vir pra Taió. É um saudosismo bom”.
Heidi e Hella Z. Dietichkeit vieram da cidade de Blumenau especialmente para o encontro da família. Segundo Hella: “Como é gostoso vir a um encontro de família marcada pela alegria. Muitas das famílias tem o seu encontro somente em velório, que é um momento muito triste. Nós nos diferenciamos e fazemos uma confraternização bonita e agradável. Pena que tem só uma vez há cada dois anos. Se pudesse ter mais encontros, eu viria em todos”.
Do litoral de Santa Catarina, Lurdes e Arno Hosang também compareceram ao encontro. Arno, que é natural de Taió, mas reside em Balneário Camboriú é filho de Ingo Hosang, e exerce a profissão de engenheiro eletricista em sua cidade. “Nada mais importante do que o calor da família. Se todos fizessem encontros periódicos, haveria mais amor ao próximo, e com isso não teria tanta violência e tanta guerra. Eu vejo assim, e acredito que todo mundo concorde comigo. Foi só a segunda edição desse encontro, mas já estou esperando a próxima edição”.
No início da tarde, Lisette e Carmem iniciaram o sorteio de diversos brindes, vindos do comércio local, além de livros de escritores locais, como o livro “Caminhos do Rio – Relatos da Nossa História” de Wanderlei Salvador, que conta uma história da família Hosang e um livro intitulado “Ein Prosit Blumenau”, de autoria da blumenauense Soila Freese, que traz um relato sobre as cervejarias de Blumenau, onde consta a Cervejaria de Heinrich Hosang, fundada em 1860. A concorrência sadia entre as mesas, disputando quem levou o maior número de brindes para a sua cidade, foi um dos momentos cômicos da festa. No final dos brindes, todas as cidades levaram pelo menos uma lembrança do encontro e da cidade de Taió. A concorrência ficou ainda mais acirrada, quando Lisette anunciou que o parente mais jovem e o mais idoso presentes na festa, levariam outro prêmio. Os vencedores foram: Emanuelly Hosang, com apenas seis meses de idade e Guido Hosang, com oitenta e uma primaveras completas. Carmem ainda agradeceu aos amigos e a quem colaborou com o evento: “Não posso deixar de agradecer ao Arani Scharzrock, Elismarina Engels, Marco Aurélio Butzke, Adolfo Butzke, Rádio Educadora e o Jornal O Barriga Verde”.
Terminando a fase dos brindes, a tarde de talentos teve início. Karen Nunes, nora de Elton Nunes de Joinville foi a primeira a se arriscar. Mesmo sem ensaio, a garota arrancou palmas dos presentes cantando duas canções de Roberto Carlos. Mostrando que a família possui vários talentos, Heil Hosang cantou “O sole mio” de Luciano Pavarotti e “Granada” de Plácido Domingo. Finalizando a “Tarde de Talentos da Família Hosang”, a jovem Maryá Fusinato declamou uma poesia de autoria própria intitulada “Gerações”, que segundo ela, define os encontros informais da família:
Lembro-me de quando sentava na varanda
Com minha família unida sem mais demanda
Os pássaros cantando e dançando
E a alegria a todos contagiando.
Estávamos sempre em várias gerações
Nona, vó, tio, tia, primos, mas isto não gera complicações
Cada um contava a sua versão do fato
E às vezes até emoção pintava no ato.
Nós os mais novos, intitulados primos
Descobríamos muitas coisas deles e com isso ríamos
Não percebíamos o quanto queriam nos fazer vencedores
Pois sabiam que logo íamos deixar de ser amadores.
São tantas boas lembranças
Que as horas passavam sem cobrança
Sem a mínima desconfiança
E a todos dava uma chance de voltar a ser criança.
De tudo o que lembro suspiro
De tudo que aprendi me inspiro
Para que hoje, o amanhã de ontem
Seja repleto de coisas sem mistérios e muito importante que me contem.
Nossa varanda ainda hoje possui aroma de flores
Nosso jardim exala muitos olores
Esse aroma é também de alegria e afeição
Quando nos vemos contando causos e nos enchendo de emoção.
Aqui nessa varanda recordamos
Aqui muito aprendemos
Aqui amamos
Assim vivemos.
Conheça melhor a família Hosang:
Otto e Clara tiveram os seguintes filhos:
1- Evelina Honsang Fuck, casada com Adolfo Fuck.
Filhos: Vera (I.M.), Astor (I.M.), Carmen e Ruili Adolfo.
2- Erica Hosang Hupfeld, casada com Hermann Hupfeld.
Filhos: Otto e Rolf.
3- Hedwig Hosang Zimermann, casada com Paul Zimermann.
Filhos: Hella, Gerd (I.M.) e Fred.
4- Curt Hosang, casado com Renate Voigt Hosang.
Filhos: Mário (I.M.), Irineu (I.M.) e Heins.
5- Harald Hosang, casado com Else Haberle Hosang.
Filhos: Guido, Marcos (I.M.) e Osni (I.M.).
6- Ralf Hosang, casado com Maria Rasini Hosang.
Filhos: Heil, Edda, Aldolfo e Otto.
7- Arthur Hosang, casado com Erna Deeke Hosang.
Filhos: Mauro, Marguit (I.M.) e Armando.
8- Ingo Hosang, casado com Olaria Faber Hosang.
Filhos: Marlene, Arno, Lílian, Ivã e Raul (I.M.); sendo a segunda esposa Waltraut Graf, e os filhos Walter Luiz e Clarisse Luiza
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Visitas:
Sab d onde vieram?
Arquivo dessa Birosca
-
▼
2009
(90)
-
▼
outubro
(58)
- Governo assina convênio com municípios da região
- Segunda etapa do plano habitação foi discutido em ...
- Oportunidade formação continuada
- Lorenzetti na maior feira do mundo
- Melhorias concluídas na delegacia de Taió
- PMA de Rio do Sul apreende armas de fogo
- Pavan fala sobre o Alto Vale e sobre Eleições 2010
- Acesso à fazenda Mato Queimado vai parar no Tribunal
- Inaugurações de reformas em escolas do Alto Vale
- III Festival da Canção do Rotary Club de Salete fo...
- Rezando pelos mortos
- Prefeitura de Agrolândia recupera pontes destruída...
- Taió conta com novo profissional na área de cirurg...
- Prefeitos e governador reclamam da mendicância em ...
- IIº Encontro da Família Hosang
- Jogo duro contra os trotes telefônicos
- Comunicado do BEC
- Agrolândia recebe unidade do Programa de Inclusão ...
- Taió sediou os jogos finais da Copa Eletrosul de F...
- Esportes de Taió em destaque
- Rohden vidros promoveu a semana de segurança
- OBV entrevista: Gesi Peters
- Vitaminas, minerais e antioxidantes responsáveis p...
- Distúrbio de conversão
- “O essencial é invisível aos olhos”
- Gripe Canina
- O Presidente Responde
- O Presidente Responde
- Não seja inteligente demais - artigo
- Bazar do Hospital: Valor das vendas deverá ultrapa...
- Asfalto do Mirim Doce: Será que agora vai?
- Centro Cirúrgico em Taió: Concluído e funcionando
- Rio do Campo na rota da bandidagem
- Iara fala sobre o PMDB de Taió
- Expectativa para as próximas safras de fumo e arroz
- Estatuto do Produtor Rural começou a ser debatido ...
- ENCONTRO DAS FAMÍLIAS TRENTINAS
- SEMANA DA CULTURA E DA LÍNGUA ITALIANA
- Lançamento do livro "A Saga de Geni" hoje, em Salete
- 3º Festival da Canção em Salete será realizado hoje
- Agrolândia garante recursos para terminal rodoviário
- Deputado Jailson homenageia Waldomiro Colautti no ...
- Wine’s do Brasil abre loja em Brusque
- Depois do ENEM, provas do ENADE são encontradas se...
- Perdão para os devedores do Estado de Santa Catarina
- Vignatti apresenta Lei do Empreendedor Individual,...
- Agência do BBBesc de Rio do Campo será fechada
- Empresas recebem recursos do Programa Prime
- SDR Ibirama inaugura obras na Educação com investi...
- Família Hosang se reúne hoje
- Professor: Ser ou não ser?
- RESENHA EM 6
- Governador Leonel Pavan cumpre agenda hoje em Taió...
- BB começa a fechar agências do Besc
- Riossulense traz títulos de campeonato de planadores
- Atlético de Ibirama perde as duas na Copa SC
- Vôlei de Rio do Sul perde no Estadual
- Os avanços e desafios dos professores
-
▼
outubro
(58)
Nenhum comentário:
Postar um comentário