sexta-feira, 23 de outubro de 2009

ENCONTRO DAS FAMÍLIAS TRENTINAS

Fiorelo Zanella, presidente da Federação das Famílias Trentinas do Brasil, e a Unione delle Famiglie Trentine all'Estero, com sede em Trento, organizaram um encontro nos dias 17 e 18 de outubro, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, entre presidentes e sócios de todas as Famiglias Trentinas.

O evento teve a participação de mais de 40 pessoas, sendo que todas as associações presentes demonstraram como estão atuando em suas cidades e apresentaram projetos que estão idealizando para atividades futuras.O encontro contou com a presença da Sra. Rina Bonvecchio, Vice-Presidente da Unione delle Famiglie e da assessora Silvana Bertona, que vieram de Trento para participarem da reumião. Silvana Bertona leu a mensagem enviada pelo Presidente Oliviero Vanzo, que não pôde estar presente, mas que prometeu visitar no mês de novembro todas as associações das Famílias Trentinas.

Por sua vez, a vice-presidente Rina Bonvecchio testemunhou que existe a iniciativa de unificar as entidades Trentini nel Mondo e Unione delle Famiglie, idéia que não está sendo aceita pelas associações ligadas à Unione delle Famiglie all'Estero. Ressaltou que a Unione está tentando dialogar com a Trentini nel Mondo e a importância de continuarmos unidos e fortes em busca do próprio ideal.Por sua vez, o Presidente da Federação, Fiorelo Zanella, foi mais contundente no seu discurso, demonstrando é contrário à unificação das instituições, mas favorável à unificação de idéias e de projetos que venham a beneficiar os descendentes trentinos de todo o mundo. Para ele, "até agora todas as associações ligadas à Unione delle Famiglie Trentine funcionaram à base de voluntariado e realizaram micro-projetos com positivos e duradouros resultados e este valor deve ser reconhecido e jamais vi no mundo acabar o trabalho de quem faz voluntariado".

Concluiu o presidente dizendo que "nosso trabalho é no sentido de apoiar os projetos que favorecem os descendentes trentinos, não importa se são encaminhados por esta ou por aquela entidade, pois o que se espera são os resultados".

Os presidentes das Famiglias Trentinas também têm o sentimento comum de que é preciso unir esforços e não entrar em conflitos, e que tanto a Trentini nel Mondo como a Unione delle Famiglie tem espaço para trabalhar e que devem garantir à Provincia Autonoma de Trento de que os projetos estão sendo desenvolvidos, pois o grande objetivo é ajudar os descendentes trentinos espalhados em todos os continentes do mundo.A Unione delle Famiglie Trentine tentará agora um diálogo com a Trentini nel Mondo em Trento, no sentido de encontrar uma saída para que o trabalho continue a ser realizado pelas duas entidades como sempre vinha ocorrendo.

Nenhum comentário:

Visitas:

Sab d onde vieram?

Arquivo dessa Birosca