sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Gripe Canina

Sim. Ela existe. E infecta muitos cãezinhos. A gripe canina pode ser destacada por ser uma doença que pode ser até letal para os nossos animaizinhos de estimação. Mesmo que na maioria dos casos, quando o dono detecta os sintomas o mais rápido possível, há uma grande possibilidade de salvar o cão do óbito. Normalmente nos cães acometidos pela gripe, os principais sintomas observados são acessos de uma tosse seca, parecendo que o animal está engasgado, às vezes até soltando um tipo de espuma branca.

Essa tosse costuma piorar com exercícios físicos, agitação ou mesmo pela própria pressão da coleira. Em casos mais graves seu cão pode apresentar secreção nos olhos, coriza, falta de apetite e febre. Nos filhotes e nos animais mais debilitados o quadro pode evoluir para situações mais complicadas, como pneumonia, por exemplo. Se o cão já contraiu a doença o tratamento básico consiste em antibioticoterapia (tratamento à base de antibióticos), xaropes para alívio da tosse, antiinflamatórios e confinamento do animal, evitando que ele fique exposto ao frio, vento, umidade e evitar banhos. Normalmente aquela pessoa que tem mais de um cão, quando um deles contrai a gripe canina, todos eles acabam também ficando doentes, cada um deles com a sua gravidade, como se fosse uma gripe humana.

Portanto, nesta época do ano, convém por precaução evitarem-se lugares com grande concentração de animais, onde a probabilidade de transmissão da doença é muito maior, como parques, jardins, canis, lojas de animais. É importante salientar que nem sempre o cão que apresenta o sintoma de tosse seca está com a gripe canina. Muitas vezes este sintoma também ocorre em animais cardiopatas (animal com problemas cardíacos), particularmente nos animais idosos. Por isso, sempre é importante levar o animal em seu veterinário de confiança, para que o diagnóstico seja correto. A auto medicação para esses tipos de caso, não é recomendado, pois você está lidando com a vida de seu cãozinho. Portanto, como a diagnosticação da doença pode salvar seu bichinho de estimação, não deixe de levá-lo ao veterinário responsável por ele. Uma simples consulta pode salvar a vida do seu cãozinho. Fica a dica de mais uma doença pouco conhecida por vários donos de cães. Não esqueça que quem ama, cuida.

Nenhum comentário:

Visitas:

Sab d onde vieram?

Arquivo dessa Birosca