sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Família Hosang se reúne hoje

Acontece hoje, dia 24, com Clube de Caça e tiro em Taió, o segundo encontro da Família Hosang. A primeira edição que reúne a família aconteceu em 2007. Na ocasião ficou decidido que os descendentes de Otto e Clara Hosang voltariam a se encontrar a cada dois anos. Conforme mostra o historico, Otto Hosang foi um dos pioneiros não só na colonização da região, mas também na fabricação de cerveja no Vale.

A partir das dez e meia da manhã, acontece a recepção dos familiares visitantes. Segundo Roberto Renato Hosang, tem parentes que até de São Paulo para o Encontro. Ao meio-dia e meia acontece a confraternização com o almoço. Depois do almoço acontecem apresentações culturais e também a apresentação do historico da família Hosang. O encontro termina com um café às três e meia da tarde.

Um pouco da vida de Otto Hosang

Otto Hosang nasceu em Blumenau no dia 20 de dezembro de 1873. O Brasil era um reino e a princesa Isabel ainda não tinha abolido a escravatura. Era filho de Heinrich Hosang e de Helena, nascida em brandes. Otto iniciou os estudos em Blumenau e cursou química na escola superior em Brunswick na Alemanha. Depois da morte do pai, Otto assume a direção da Cervejaria Heinrich Hosang, Por sinal a pioneira no ramo em Blumenau e em Santa Catarina.

Casou em Blumenau em 20 de agosto de 1896 com Clara Henriete Augusta, filha do Engenheiro EMIL ODEBRECHT, nascida em primeiro de junho de 1874. O sogro de Otto foi combatente na guerra entre o Brasil e Paraguay, como oficial militar. Após o casamento Otto foi morar em Itajaí, isto por pouco tempo, Lá também explorou o ramo da cervejaria.

Em seguida mudou-se com a família para Aquidaban, hoje Apiúna, onde explorou o ramo hoteleiro e cervejaria com o nome de Cerveja Nacional De Otto Hosang – Aquidaban. Nas mãos de colecionadores de antiguidades existem vasilhames que pertenceram àquela cervejaria.

Em 1917 Otto Hosang em companhia de seu primo Eugênio Krebsmuhl, vieram várias vezes a Taió, para reconhecimento do lugar. Em 1918 e 1919 Otto Hosang, veio com freqüência à Taió como vendedor de terras para a firma Salinger, colaborando em muito, com a colonização do município.

Em 1920 Otto Hosang veio com a família fixar residência em Taió, quando foi nomeado primeiro agente do Correio do município. O ano era 1922 e ele muda-se novamente para Blumenau. Em 1923 voltou com a família para Aquidaban onde se estabeleceu com uma casa de comércio. Foi agente do Correio e Telegrafo e agente da Estação da Estrada de Ferro Santa Catarina naquela localidade.

Em 1925 Otto Hosang e família vieram morar definitivamente em Taió. Reassumiu a agência do Correio, que esteve entregue desde que se ausentou de Taió, aos cuidados de seu Filho Ralf Hosang. Após a revolução de 1930, quando assumiu o poder Getúlio Vargas, decretou a fusão do Telégrafo aos Correios, e como o telégrafo até aqui esteve sob a agenciação de Estelina Lenzi, ela perdeu o cargo de agente para Otto Hosang, que era funcionário público mais antigo.

Por esse motivo Otto Hosang foi nomeado Agente do Correio e Telégrafo de Taió, cujo cargo ele ocupou até sua morte ocorrida em 17/06/1932. Otto teve doze filhos: Heinrich, Emil, Max, Evelina, Erika, Curt, Herald, Ralf, Artur, Ilka, Hedwig e Ingo. Otto Hosang foi um dos pioneiros de Taió, juntamente com seu primo Eugenio Krebsmuhl que estiveram em Taió em 1917, portanto antes da colonização ocorrida em 1918.

Nenhum comentário:

Visitas:

Sab d onde vieram?

Arquivo dessa Birosca