sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Distúrbio de conversão

Distúrbio de conversão refere-se a um distúrbio em que, segundo se acredita, as emoções dolorosas são reprimidas e inconscientemente convertidas em sintomas físicos. Este fenômeno pode ocorrer em várias partes do corpo.

É preciso ter muita atenção para não confundir reação de conversão com fingimento intencional, o qual busca vantagens pessoais, como por exemplo, o indivíduo que inventa uma LER(Lesão de esforço repetitivo) com o objetivo de parar de trabalhar .
A vítima de conversão somática é extremamente sincera. Mesmo identificando conscientemente a área do corpo afetada o problema é de origem consciente.
Ao observar as vítimas de reação de conversão nota-se que os órgãos sensoriais não fazem uma avaliação precisa. O enfermo pode sentir dormência em certas áreas do corpo. Pode também sentir dores insuportáveis e incontroláveis.

Rigidez no pescoço ou entumescimento imaginário são freqüentemente sintomas de conversão. Um escritor, por exemplo, pode sofrer de câimbra na mão, por ser obrigado a expressar-se na escrita. Tiques nervosos, tremores imotivados no corpo, paralisias sem origem patológica, convulsões, perda de ato reflexo sem razão aparente entre tantas outras manifestações pode fazer parte de uma lista quase infinita de sintomas resultantes da conversão.

O conflito emocional do indivíduo pode ocorrer em qualquer parte do corpo. Há vários casos de pessoas que, apavorados pela possibilidade de ocorrer uma cirurgia nas amídalas, perdem a fala. Há casos em que parte específica do corpo esta diretamente relacionada com o conflito. Por exemplo, uma criança sente a mão paralisada após bater no pai ou na mãe em um momento de explosão de ira. Uma paralisia de pernas pode ser sinal de que a pessoa está dividida entre duas alternativas.

As reações de conversão são mais freqüentes do que imaginamos. Verificou-se que em uma grande clínica que atende, em média, cinco mil casos de problemas orgânicos dos mais diferentes possíveis cerca de 18% das pessoas apresentavam sintomas de conversão.
Diante destas observações práticas de grandes nomes como Freud e Breuer, verifica-se a importância cada vez maior do tratamento a nível integral do ser humano, para que se possa restabelecer o bem estar físico e emocional das pessoas acometidas por este mal, o distúrbio de conversão

Nenhum comentário:

Visitas:

Sab d onde vieram?

Arquivo dessa Birosca