sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Deputado Jailson homenageia Waldomiro Colautti no Dia do Médico

Aos 80 anos e na ativa, o médico Waldomiro Colautti foi o homenageado do também médico e deputado, Jailson Lima da Silva (PT), segundo vice-presidente da Assembleia Legislativa, na sessão especial que a Casa promoveu no dia 19, para marcar a passagem do Dia do Médico comemorado em 18 de outubro. Entre as suas contribuições para a saúde dos catarinenses, Colautti, que também foi deputado e atuou como secretário da Saúde estadual, promoveu a construção de hospitais públicos e implantou, entre 1979 e 1980, o projeto piloto para vacinação em massa contra a paralisia infantil.

“Na medicina e na política ele tem atuado, sempre, guiado pela missão de servir aos seus semelhantes. Aceitou exercer cargos políticos porque sabia que assim podia fazer mais por mais gente. Foi sob a sua gestão enquanto secretário estadual da Saúde que foram construídos e terminados hospitais de porte da rede pública estadual como o Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, o de Chapecó, o Regional de São José e o novo Miguel Couto, de Ibirama”, rememora o deputado Jailson. Colautti foi representado pela filha, Paula e o neto Eduardo (na foto com Dr. Oscar), para receber a homenagem.

O doutor Colautti nasceu em 1929, na cidade de Ibitinga, São Paulo e formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, em 1957. Iniciou a prestação de serviços médicos no Alto Vale na Maternidade Maria Auxiliadora, de Presidente Getúlio, e desde 1958 presta serviços no Hospital Miguel Couto, de Ibirama, onde exerceu a direção por diversas vezes e onde permanece atendendo no âmbito da cirurgia geral. Em 1968, entrou na política, e foi eleito vice-prefeito daquela cidade.

Sua atuação frente ao Hospital Miguel Couto foi fundamental para transformá-lo numa instituição efetivamente pública, contando com recursos estaduais e federais para sua manutenção. Depois desta fase, o desafio era ampliá-lo e para concretizar o sonho, aceito insistentes pedidos do então governador do Estado, Antônio Carlos Konder Reis, para disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa. “Aceitei com o objetivo de construir um hospital maior em Ibirama”, conta ele em documento com a síntese de sua trajetória.

Foi deputado por duas legislaturas, de 1975 a 1979, quando exerceu a presidência da Casa de 1977 a 1978; e de 1979 a 1983, período em que atuou como secretário de Estado da Saúde. “Nesse período, de exercício de funções políticas, jamais deixou suas atividades médicas: voltava da capital nas sextas-feiras e dava plantão nos sábados e domingos, retornando ao trabalho legislativo e de secretário de Estado na segunda-feira”, salientou Jailson em seu discurso.

Nenhum comentário:

Visitas:

Sab d onde vieram?

Arquivo dessa Birosca