sexta-feira, 6 de novembro de 2009

OBV entrevista Gladimir Luiz Trentini

Após muita espera, a Lei do Inquilinato foi aprovada. Para saber as mudanças que poderemos ter a partir de agora, fomos entrevistar o proprietário da Imobiliária Milenium, Gladimir Luiz Trentini. O ex-vereador e empresário do ramo imobiliário aprova esta Lei e esclarece diversas dúvidas referente a habitação de Taió.

OBV - Como anda a procura de casas para compra e aluguel em Taió?

Gladimir:
Existe uma grande demanda na procura de casas para aluguel, mas, como os preços tendem a aumentar, a procura pela compra está maior. Em função da nova possibilidade do financiamento, muitas pessoas que passaram anos pagando aluguel, hoje empregam esse dinheiro nas parcelas de um imóvel próprio. A procura está consideravelmente grande, maior que os anos passados devido aos benefícios que o governo federal está proporcionando. Isso até nos surpreende, pois com a facilidade de crédito que temos hoje, o lógico seria que os alugueis caíssem, e as compras aumentassem. Mas as duas modalidades seguem crescendo.


OBV - O preço dos terrenos em nosso município está com o preço muito elevado?

Gladimir:
Hoje os preços estão estáveis. Embora a tendência seja o aumento dos preços em função da falta de terreno disponíveis no município, pois, a procura é maior que a oferta, onde os preços do mercado se elevam. Muitas pessoas visitam a nossa cidade, e alguns se surpreendem pelo baixo preço, outras pessoas já acham que o preço é elevado de mais. Hoje está muito difícil encontrar um lote de terra no nosso município para a construção de residências. Talvez até por isso, as pessoas mesmo achando caro, aceitam a proposta por realmente não encontrarem outro local.

OBV - Nesta semana, o Senado aprovou a nova Lei do Inquilinato. No que isso vai mudar nos contratos de aluguel?

Gladimir:
Essa mudança trará mais segurança aos proprietários das casas alugadas, bem como dos fiadores, e também para nós, que controlamos o movimento dos aluguéis. Tende a ser uma melhora na inadimplência, ajudando na contenção de gastos e organização salarial. Esse projeto já tramitava há alguns anos, mas nunca era de fato aprovado. Ficamos felizes com o trabalho dos nossos parlamentares, em regulamentar algo tão importante para diversas famílias brasileiras que vivem do aluguel, e para nós, que trabalhamos nesse ramo imobiliário, trazendo mais tranqüilidade para ambos os casos.

OBV - Há muita inadimplência no nosso município?

Gladimir:
Felizmente o povo de Taió é correto em relação a isto. Já organizam suas rendas destinadas às suas obrigações e isso implica na redução de dívidas. Sabemos que algumas famílias passam por dificuldades e entendemos esses casos. Mas não posso dizer que a inadimplência é alta. No segmento que ao trabalho, não é. Óbvio que não posso responder pelos outros setores e estabelecimentos comerciais, por exemplo. Mas quem passa aqui pela imobiliária, paga em dia.

OBV - Nossa cidade foi bem planejada no sentido moradia?

Gladimir:
Não houve um bom planejamento levando em conta os aspectos geográficos do nosso município. Há muitos lugares sujeitos a inundações, por exemplo. Mas isso pode ser melhorado observando as condições de aterros e construções seguras. Isso não foi culpa de um prefeito ou de outro. É um problema histórico que Taió vive. Não sei quando isso vai ser resolvido. Pra falar a verdade, nem sei se isso será resolvido. O fato é que não houve planejamento no início, e hoje a população paga por isto. Muita gente me procura e me faz essa pergunta. Infelizmente, tenho que dizer isso. Gostaria de dizer ao contrário, mas estaria mentindo.

OBV - O que mudou desde o momento que você iniciou no ramo imobiliário?

Gladimir:
Hoje surgiram muitas oportunidades, como a parceria com a Caixa, que possibilita um grande crescimento. Há um grande aumento nas vendas. Foi um processo de conhecimento com o povo, com o passar do tempo foi surgindo a confiança e hoje estamos com sucesso nesse ramo. É o nosso sustento, feito com dedicação. Muitas pessoas ainda acham que imobiliária é como alguns faziam no passado; só compra e venda de imóveis. Hoje, além disso, quem compra um imóvel com a gente se surpreende. Porque entregamos as casas reformadas, prontas para a moradia. Diziam os antigos que compravam sua casa e tinham que fazer toda a reforma antes de colocar seus móveis pra dentro. Hoje em dia não é mais assim. Essa é uma forma de retribuir o carinho que os clientes tem com a gente.

OBV - Nos dias de hoje, ficou mais fácil adquirir a casa própria?

Gladimir:
Com certeza. A parceria com a Caixa oferece possibilidades muito favoráveis a todas as pessoas, atingindo todas as classes. É muito acessível e já realizou o sonho da casa própria de muitos taioenses. Fico muito feliz quando vejo alguém constituindo uma família e procurando um lar pra morar. Tem muita gente que vem aqui e se emociona dizendo que está realizando o maior sonho da sua vida, que é ter um teto pra morar. Graças a Deus, na nossa região, a grande maioria das pessoas tem sua casinha, mesmo que seja humilde, pra morar. Mas em outras regiões do Brasil e do mundo, onde a pobreza é algo impressionante, nem alimento as pessoas tem. Imagina uma casa. Então, nós temos que agradecer todos os dias por podermos dormir no nosso lar. Por mais humilde que seja, é o nosso lugarzinho. Independente se é próprio ou alugado, é muito bom ter o nosso imóvel.

OBV - Considerações Finais

Gladimir:
Eu quero agradecer ao povo de Taió pela confiança a minha pessoa e ao meu estabelecimento. Esses dias, um casal veio aqui na imobiliária e disse que vai comprar a casa comigo, porque confiam na minha pessoa, e já conhecem a minha trajetória ao longo de tantos anos. Seja como secretário, como vereador, como candidato a prefeito ou como empresário do ramo imobiliário. Gostaria até de agradecer a cada uma das pessoas, mas acredito que o jornal ficaria pequeno, e também não quero esquecer de ninguém, mas sem os amigos não somos nada. Não sei onde eu estaria se não fossem meus bons, fiéis e grandes amigos. Além disso, não posso deixar de agradecer à minha esposa Neusa, que me inspira a vir trabalhar com tanto vigor todos os dias. Minhas filhinhas Morgana e Larissa que me ajudam na imobiliária. A Andréia que trabalha aqui com a gente; uma funcionária exemplar. E todos os nossos clientes que confiam na nossa Imobiliária. Contem sempre com a gente. Garra, Luta e Trabalho, sempre terão desse servo de Taió e da região.

Nenhum comentário:

Visitas:

Sab d onde vieram?

Arquivo dessa Birosca