sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Extremos marcam início da primavera

Até uma semana atrás, os termômetros atingiam no máximo 23 graus. De lá pra cá “colocaram lenha no sol” e a temperatura subiu de foguete. Segundo a meteorologista da Ciram Camila Cardoso, esta forte onda de calor já é a mais prolongada dos últimos anos. Desde 2006 não ocorria um período tão prolongado, nesta época do ano, de dias consecutivos com temperaturas acima dos 30 graus. No dia 31 de outubro houve quebra de recorde de temperatura em São Joaquim 28,4.

A última vez que a temperatura passou dos 28 graus na cidade, nesta época do ano, foi em 1984.
Segundo a meteorologista, esta onda de calor é fruto de um bloqueio atmosférico que não deixa onda de calor seguir para o oceano. Enquanto persistir o bloqueio, a massa de ar quente não tem como seguir adiante e o calor continua acima e bem acima da média. A massa tropical continental que atua em SC, mantém o tempo firme e o predomínio de sol em boa parte desta semana.

O que muda, com relação aos últimos dias, é a condição de ocorrer pancadas isoladas de chuva entre a tarde e noite, a partir de quarta-feira estendendo para todo o estado. A previsão é de risco Risco de temporal e granizo isolado nos próximos dias

Previsão climática trimestral para Santa Catarina

El Niño segue influenciando o tempo e o clima em SC!
A temperatura da superfície do mar ao longo do pacífico equatorial, continua com valores acima da média predominantemente em torno de 1.0 a 1,5°C, mantendo a configuração do fenômeno climático do El Niño, até o momento considerado de fraca intensidade. Porém, o fenômeno que deve atingir o seu auge no final do ano e início de 2010, deverá ser no máximo de intensidade moderada.

Com a condição de El Niño, a previsão é que as chuvas fiquem de normal a acima da normalidade climática para SC, no trimestre novembro, dezembro e janeiro de 2010. As chuvas acima do normal deverão ocorrer especialmente entre os meses de novembro e dezembro, normalizando no mês de janeiro. Para oeste catarinense a normalidade poderá ocorrer já em dezembro.
Para referenciar quais são os valores normais no trimestre novembro, dezembro e janeiro, apresenta-se a climatologia de algumas estações meteorológicas de Santa Catarina, percebe-se que na maioria das regiões há um aumento do volume de chuva no mês de janeiro.

Em novembro as características do clima em SC ainda são típicas de primavera, onde as chuvas estão associadas a Sistemas Convectivos, em geral formados por cavados ou vórtices em altos níveis da atmosfera que formam-se no oeste do Estado e se deslocam até o litoral, causando chuvas intensas com possibilidade de granizo e ventania, bem como passagens de frentes frias.
Em dezembro os sistemas primaveris diminuem sua intensidade dando lugar as chuvas de pancadas de final de tarde, que por ocasião de passagens de frentes frias também intensificam o volume de chuva. Em janeiro a passagem de frentes frias é pouco frequente e as chuvas ficam associadas, predominantemente as pancadas de final de tarde típicas de verão.
Nesses meses a instabilidade começa no Sudeste do país e quando se estabelece a zona de convergência do atlântico sul as condições de tempo em Santa Catarina ficam mais estáveis, diminuindo o volume de chuva e mantendo-a mais irregular no tempo e no espaço.

Em relação às temperaturas, a previsão é que fiquem dentro da ‘normal’ climatológica para o trimestre, portanto em elevação até janeiro. Lembrando que por ocasião de passagem de frentes frias com incursão de massas de ar frio haverá períodos de temperaturas amenas e não se descarta a ocorrência de geadas fracas e isoladas nas áreas mais elevadas do estado, como São Joaquim.

Nenhum comentário:

Visitas:

Sab d onde vieram?

Arquivo dessa Birosca