quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

11/09/2012 - Coluna 06 - "O que está acontecendo na região" por Lucas Fach


Olá, queridos leitores! Nesta semana, quero inicialmente agradecer aos queridos amigos Horst Haake, que me disse na terça-feira que é leitor assíduo desse espaço, além da jornalista Greice Sauer e do Milton Goetten de Lima (Pica-Pau), que leem a coluna pela internet. Agradeço a cada um de vocês e espero poder continuar com a leitura semanal de todos vocês. Vamos lá!
****************
Iniciou há alguns dias em Taió, um mutirão para limpeza dos rios. Com a parceria entre poder público e três das maiores empresas privadas da cidade, madeiras mortas estão sendo retiradas para dar fluidez a água. O problema é que estão retirando e jogando na beira do rio. Próximo a AABB, tem muitas dessas madeiras. Despoluiu o rio mas poluiu os seus redores. Além disso, meu amigo Marcos Batista Correia encaminhou algumas fotos da sujeira das margens dos rios, com direito a caco de vidro e outros objetos cortantes e perigosos para as crianças que costumam brincar no local. Merece atenção!
****************
Falando em água, será que a água que chega até as nossas torneiras realmente possui qualidade? Um dos médicos que atendem no Cepon – Centro de Pesquisas Oncológicas (Câncer) de Florianópolis, disse que ele se assusta com a quantidade de taioenses que buscam tratamento de câncer no Cepon. É de conhecimento público que o veneno das arrozeiras do Mirim Doce caem na nascente da Casan de Taió. Apesar de todo o tratamento, não sei se tira totalmente esse veneno. Dizem que sim. Mas o médico apontou esse fato como possível causa da demanda oncológica de Taió. Temos que investigar!
****************
Falando em Casan, lembrei também da Celesc. Nesta semana, foi amplamente divulgado que até 2014, os consumidores catarinenses de energia elétrica, poderão ter a conta de energia pré-paga. Ou seja, se você possuir crédito, pode tomar banho e assistir TV. Caso contrário, tem que recarregar para poder usufruir dos benefícios da energia elétrica. Até vejo a criançada levando bronca dos pais por tomarem longos banhos, mesmo que a família tenha só cinquenta centavos de crédito. Acredito que quando esse plano começar a vigorar, teremos divertidas histórias pra contar. Algumas delas eu até imaginei. Bem na hora do gol da final do campeonato, no primeiro dia que a sogra veio na casa do genro, lendo para a prova de amanhã, etc.
****************
O único vereador de Taió que está fora do pleito deste ano é o presidente da Câmara, Volnei Sandri. Usando a tribuna na última sessão ordinária, disse que durante o expediente, uma funcionária da prefeitura mandou e-mail para vários destinatários com cunho político. Me mostrou o nome da servidora e o ter do e-mail. Não querendo julgar essa ação, mas retratei há algumas semanas aqui na coluna, o pensamento que as pessoas possuem sobre o funcionalismo público. Esses casos, reforçam esse tipo de pensamento e quase me fazem mudar de opinião. Mas ainda, acredito no funcionalismo. Tenham mais cuidado!
****************
No final de semana, tivemos a última rodada da fase classificatória da Liga Riossulense. O Atlético de Ribeirão Pequeno de Taió fechou com 100% de aproveitamento, melhor ataque com 43 gols em seis jogos, com apenas um gol tomado. Josias, o artilheiro do Atlético e do campeonato tinha 12 gols. No último jogo, fez mais 11. Sim. 11 gols num jogo! É o artilheiro agora com 23 gols. 16 gols a frente do vice-artilheiro! Olho nele!
****************
Dessa forma, encerro mais uma coluna! Agradecendo imensamente a todos que prestigiam essas palavras que naturalmente escrevo semanalmente, visando melhorar e elucidar os fatos mais importantes de Taió e região no meu ponto de vista. Forte abraço à todos! Cuidem-se! Lá vem a primavera e consequentemente, como todo ano, mais uma gripe pra mim! Atchim!

Nenhum comentário:

Visitas:

Sab d onde vieram?

Arquivo dessa Birosca