Nesta semana em que se comemora o dia da Indústria o Senai em Taió iniciou mais duas turmas de costura industrial. Sobre os objetivos e resultados da Instituição no município, nós conversamos com Graziela da Silva Branco diretora do Senai.
OBV – A partir deste ano o Senai em Taió deu uma revigorada. O que a população pode esperar em relação aos cursos na cidade?
Graziela- O Senai incrementou a oferta de cursos de qualificação profissional em Taió de forma considerável, essa iniciativa tem como objetivo atender as demandas por profissionais capacitados na Indústria da região do Vale Oeste, dessa forma a população pode sim esperar oportunidades de aprimoramento e qualificação profissional, o que vai refletir em novas oportunidades para o cidadão, seja para ingressar no mercado de trabalho, ou para evoluir na carreira.
OBV – Qual é a demanda por curso em Taió e região?
Graziela - O foco de atuação do Senai, como o próprio nome remete, Serviço Nacional De Aprendizagem Industrial, é na formação de profissionais preparados para atender as demandas da Indústria. Em nossa região as principais demandas são os setores eletrometalmecânico, que atende de forma geral todos os segmentos industriais, seja no processo produtivo, ou nas áreas de manutenção das empresas, e Vestuário, visto que o Alto Vale é um pólo da confecção. De maneira Transversal o SENAI atende as empresas com cursos na área de Gestão Empresarial, Segurança no Trabalho, e Meio Ambiente. Também atuamos em parceria com outras Unidades do SENAI de Santa Catarina, já que são 35 no estado, em áreas onde não temos competências específicas como alimentos e madeira/mobiliário.
OBV – quem pode procurar os cursos do SENAI?
Graziela- Podem procurar o Senai as pessoas que buscam um aprimoramento profissional, ou também as pessoas que estão buscando aprender uma profissão para se colocarem no Mercado de Trabalho.
OBV - Quem são os principais colaboradores do Senai em Taió?
Graziela - Atualmente na unidade de Taió, quem presta o atendimento é a colaboradora Marcela Cristina Chicato, cabe ressaltar que o horário de atendimento em Taió é nos períodos da tarde e da noite. Além da Marcela, contamos com a atuação de vários professores, bem como com a coordenação do colaborador Sidnei Brandt, e o apoio constante da Prefeitura e ACIAT, por intermédio, principalmente, dos profissionais Ario e Márcio, que nos tem apoiado de forma especial na divulgação dos cursos.
OBV – O que é mais valorizado no mercado um curso técnico ou curso superior? Ou cada um tem o seu mercado?
Graziela- Cada um tem o seu o espaço, ambos são profissionais bastante requisitados no mercado, visto que os cursos que o SENAI oferta são sempre focados nas necessidades do mercado de trabalho, atualmente a demanda maior é por profissionais da área técnica, que depois de estabelecidos em suas carreiras buscam uma continuidade de sua formação por meio de um curso Superior, que é o nosso Tecnólogo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário